9 características de um Topógrafo de sucesso

Assim como em todas as outras profissões, para ser um topógrafo de sucesso é preciso muito mais do que o conhecimento técnico. 

O mundo profissional é extremamente complexo, e demanda atitudes, comportamentos e ajustes constantes no dia-a-dia do profissional. 
 
Claro que cada profissão tem as suas peculiaridades também. É por isso que hoje, neste post, resolvemos fazer um apanhado de características do bom topógrafo. 
 
Vamos a elas: 

1) Conhecimento das Normas Técnicas: Um bom topográfo deve estar por dentro de todas as normas vigentes para a realização do seu trabalho. Afinal, nessa profissão existem diversas regras que precisam ser levadas em conta, e é exatamente esse cuidado em segui-las que mostra a qualidade do trabalho executado.

2) Experiência Prática: Se tem um lugar em que a prática vale muito, é na topografia. Por mais que você aprenda nas faculdades e em cursos, nada como o campo para ensinar pra valer. Com o tempo e com a prática, você passa a entender melhor sua profissão, cobrar melhor seus serviços e aprende a fazer a sua topografia com maestria. 

3) Relacionamento Interpessoal: Como em qualquer outra profissão, trabalhar com topografia muitas vezes envolve trabalho em equipe. Pode ser apenas um par, pode ser um grupo, pode ser que você lidere o grupo. Seja como for, você deve estar sempre preparado para contratar, demitir, e, mais importante, lidar de forma respeitosa com todos ao seu redor, independente da relação de hierarquia. 

4) Facilidade com números: Mesmo que hoje contamos com o auxílio da tecnologia que, em muitas partes, facilita o nosso trabalho, fato é que o topógrafo convive diariamente com muitos números. Mesmo com auxílio das máquinas, é preciso o seu olhar e o seu entendimento para saber se as contas e os resultados estão corretos. Caso contrário, seu trabalho pode sair com erros. 

5) Familiaridade com computador: Não tem jeito. Por mais talento que você tenha em campo, hoje, boa parte da topografia é feita no computador. Por isso, você precisa ter familiaridade com máquina, com o manuseio de softwares, transferência de arquivos, emails... etc.
Exemplo de imagem
6) Bom planejador: Um bom trabalho começa antes com um bom planejamento e pesquisa. Antes de ir a campo, o bom topógrafo checa todas as variáveis possíveis: clima, trajeto, equipamentos, revisão do que precisa ser feito, materiais extras. Tudo! Qualquer imprevisto em campo devido a falta de planejamento, resulta em tempo e dinheiro perdidos. 

7) Boa comunicação: Não importa se seja para saber vender o seu peixe, seja com sua equipe, seja para apresentar o seu projeto. O Topógrafo tem que estar preparado para se comunicar de forma clara e efetiva. Afinal, não adianta ser apenas um bom profissional tecnicamente falando. As pessoas tem que perceber isso. 

8) Paciência: Um trabalho de topografia é uma obra de arte. Isso exigência paciência e dedicação em cada um dos processos, que deve ser meticulosamente bem feito para que o todo também seja. Além disso, claro, a paciência para ver o trabalho dar resultado também é fundamental. Afinal, são anos no batente para se conseguir experiência e reconhecimento. 
 
9) Networking: Estar sempre em contato com amigos, parceiros, institutos, associações é algo chave na profissão de topógrafo. É assim que você fique sabendo de novos trabalhos, aprende novos métodos para se fazer um serviço, e se atualiza profissionalmente. Hoje, com o advento das redes sociais, é mais fácil estar sempre conectado e de olho em tudo que acontece no universo da topografia. 

E aí... O que você acha ? 

Tem alguma característica que não concorda ? 

Ou talvez alguma que acha que ficou de fora ? 

Envie sua opinião para suporte@escoladatopografia.com !

Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Saiba de tudo que ocorre na Escola da Topografia!

Nossos Cursos

10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Curso DataGeosis - Módulo Georreferenciamento

Aprenda todas as ferramentas básicas do software, e ainda a gerar todos os relatórios que atendam à nova norma do INCRA. Ao fazer o curso, você ainda garante 4 bônus exclusivos da Escola da Topografia!
CONHEÇA AGORA
Feito com
Klickpages